top of page

Fernando Cañedo

Diretor Criativo, Compositor, Músico, Sound Designer, Editor de Som e Mixador

Softwares:

  • Pro Tools Ultimate

  • Rx Advaced

  • Vienna Ensemble Pro

  • Cubase Pro 

  • Logic Pro X 

  • Kontakt Full

Habilidades:

  • Multi-instrumentista (guitarra, violão, contra-baixo, bateria, violino, trompete, programação MIDI, sintetizadores, controladores, theremin)

  • Pós-produção de Som

  • Gravação, Edição e Mixagem

  • Criação e Edição de Sound Design e SFX

  • Foley (edição e performance)

  • Vozes Originais

  • Instalação e configuração de Máquinas 

  • Beta Tester/Demo Composer

Fernando Cañedo em Data Estelar Estúdios
  • imdb
  • linkedinho
  • bandcamp

Fernando Cañedo é compositor, sound designer, produtor musical, artista de voz e multi-instrumentista brasileiro. Fundador e diretor criativo em Data Estelar Estúdios, produtora focada na pós-produção de áudio para séries, filmes, publicidades e mídias digitais. Participou de projetos exibidos em diversos canais de televisão, web e streaming, como Cartoon Network, HBO Max, Comedy Central, YouTube, Paramount Plus, Netflix, TNT, Globo Play, Futura, Gloob, Warner e Canal Brasil, bem como em circuitos mundiais de festivais. ​Dentre os projetos mais conhecidos em que contribui, é responsável pela música original e pela pós de som da personagem Any Malu, a primeira digital influencer dos desenhos animados criada pelo Combo Studio e apoiada pelo Cartoon Network.

O canal do Youtube 'O (sur)real mundo de Any Malu' conta com mais de 3 milhões de inscritos e mais de 500 milhões de views no total. 

Cañedo contribui nesse projeto desde 2015, ano de sua criação, e também nas séries que foram derivadas com exibição em toda a América Latina - como 'Malubys', 'Best Of Any ‘Malu, O Real Mundo de Any Malu, Any Malu Backstage', 'MaluCast' e ‘Any Malu Show'. Esta última é uma série que aborda a programação do CN e, em um de seus segmentos, utiliza a temática de Talk Show, onde convida outros personagens de séries da rede para entrevistas, como 'As Meninas Super Poderosas', 'Salsicha e Scooby', 'Ben 10', 'O Incrível Mundo de Gumball' e 'Apenas um Show'. A série alcançou a liderança de audiência durante a sua estreia na TV paga em todo o Brasil entre crianças de 6 e 11 anos, em 2020. Entre os canais abertos, ficou atrás apenas da Rede Globo durante seu horário de exibição. No que diz respeito a canções originais e paródias, acumulou mais de 50 milhões de visualizações no Youtube. No 'TOP 10 ABERTURAS DO CARTOON', 'Any Malu Show' ficou em 3° lugar por voto popular, na competição celebrada nas redes sociais do CN. 

Além disso, é co-compositor em parceria com Thiago Gobet, na série 'Gigablaster' (desde 2018), uma coprodução da Estricnina Desenhos Animados — dos diretores Marco Pavão, Thiago Martins e Cazé Pecini, mais conhecida pelos clássicos Megaliga MTV de VJs Paladinos e Fudêncio e Seus Amigos — com o Copa Studio (Irmão do Jorel). Também produziu para animações como o curta 'Mundinho' (2024), dos parceiros da Motim Criativo, que também são responsáveis pela série de vídeos animados educacionais do projeto 'Mindkids', que capacita educadores e instituições na meditação mindfulness, e no qual Cañedo também contribui; o curta multi-premiado 'Dream Eaters' (2022), de Mike Wanderroscky; o piloto 'As Aventuras de Zaninja' (2020) de Luiza de Moraes, 'Curiosidades de Charlotte', 'Livros que adoro ler' e o Especiais Alivium Infantil para o 'Canal da Charlotte' (2021/2022); a série Masmorras e Batatas (2022), pela Bugbite; o curta 'Feioso' da Zumbi produções e Subversiva Estúdio; a mini-série 'O Mundo Mágico do Corpo Humano' (2021), do Veranito Animation Studio e Miríade, dirigida por Gabriel Bittar — mais conhecido por Tito e os Pássaros —; e, além desses títulos, também teve uma contribuição expressiva para o universo das animações adultas, como música original, sound design e mix para 'Família Pharmaco' (2021), criada por Miguel Falabella, dirigida por Filipe Fratino, com produção da Miríade e participação de grande elenco da TV brasileira, como Marisa Orth, Alessandra Maestrini, Cininha de Paula, Edgar Bustamante,  Stella Miranda, Adriano Tunes, Frederico Reuter,  e Renata Vilella; também criou música original para Animatoons (2016), de Felipe Castanhari; música adicional para Superdrags (2018); e co-compôs para o especial de Natal Animado do Porta dos Fundos 'Te Prego Lá Fora' (2021). E, ainda, em parceria com o Combo Studio, contribuiu para o piloto de 'The Lunartics', criado e dirigido por Julius Preite (VP de animação da Fox, conhecido por seriados consagrados como The Simpsons, Bob’s Burgers, Futurama e Family Guy) e Dan Feasman (roteirista de NCIS e The King of Queens). Fernando produziu a música original, sound design, foi responsável pela mixagem e "emprestou" a voz interpretando os 'Tics'. 

 

​Embora seja mais conhecido por suas realizações na área de animação, com mais de 300 episódios de séries lançados, é importante destacar sua experiência na publicidade, filmes, games e trailers. 

 

No campo da publicidade, participou contribuindo para campanhas e conteúdos para marcas como PlayStation, Gatorade, Audible, 3 Corações, Crunchyroll, Turner, All Star, Santander, Colgate, NVidia, Campari, Sulamérica Seguros, Wizard, entre outras. E prestou serviços como produtor musical freelancer para produtoras de áudio como Satélite Áudio, Trio, Loud, Evil Twins e diretamente para agencias e marcas diversas. 

Em 2021, foi vencedor na categoria 'Best Original Soundtrack' pelo 'RIMA Awards', e indicação na categoria 'Narrative Film Soundtrack' pelo Garoa Awards pela música composta para o premiado drama luso-brasileiro 'A Margem', para o curta de drama 'Transfugo' também recebeu indicação de melhor música pelo 'RIMA Awards'. Em 2023, venceu na categoria 'Best Sound Awards' e recebeu indicação na categoria 'Best Music' pelo festival internacional 'Top Indie Film Awards' pelo curta de animação 'Dream Eaters'. Também foi finalista duas vezes consecutivas (2018 e 2019) no Berlin International Sound Design Competition pelos curtas de animação 'Wrapped' e 'Escape'. 

Em 2024 e 2025, coproduziu, através de Data Estelar Estúdios, contribuindo com a trilha original, supervisão de som e sound design na pós-produção e mixagem de diversas produções live-action. Entre elas, a websérie "vertifilme" de sci-fi e terror 'O Mesmo Encontra-se Parado Neste Andar', criada pela Murphys Media; o curta-metragem de dramédia 'Winnie e Sal', pela Naked Filmes; o média-metragem de drama

'Aquela Sombra em Seu Sorriso', do diretor Luciano Santos; o curta dramático 'A Jornada de Piatã', pela Rockset; e o longa-metragem de fantasia/terror 'Cantos Escuros - A Herança de Pietra', produzido pela Nuzzi Filmes e premiado no 'V GO Film' (Goiânia Film Festival) nas categorias Menção honrosa do júri e Melhor longa-metragem escolhido pelo público. 

Como instrumentista, colaborou com músicos e produtores nacionais e internacionais, como o francês CYESM nos álbuns 'Score' de 2014 e 'The Sinner and The Priest' de 2019, e o dinamarquês Lars Christensen no álbum 'Road to Redneck County' de 2018, lançado pela Bentley Records e o Single 'Old Grizzlyde 2021 pela Public Alert. Também é membro do 'FernanDUO' ao lado do amigo, pianista e compositor carioca Fernando Moura, lançaram os álbuns 'Aqui é Lá' em 2019 e 'Aí Vamos Nós' em 2021. Cria e licencia músicas originais para diversas bibliotecas de música como Astral Wolf Records, Kiwiii, Punks, Jacarandá Áudio e os selos de produção Data Estelar Estúdios. 

Adicionalmente, atua como beta tester e compositor de demos, tendo colaborado com diversas empresas desenvolvedoras de softwares voltados ao áudio profissional, como instrumentos virtuais (VSTi), plugins (VST) e estações de trabalho de áudio digital (DAWs), incluindo Audio Fusion Bureau, Soniccouture, Audio Modeling, Falcon Eye Corporation, Sonokinetic, e atualmente colabora diretamente com a Triumph Audio, entre outras. Ele também é co-fundador da 'Urutu Áudio', desenvolvedora de bibliotecas para o software Kontakt Full, player da Native Instruments que conta com vendas em mais de 23 países. 

Ministra o workshop 'Na Trilha da Prática', abordando os principais temas e conceitos sobre a prática da produção de trilhas sonoras e pós-produção de áudio para o áudio-visual e suas particularidades.

 

Sua formação é prática, tendo dedicado mais da metade de seu tempo de vida ao ofício. Ele possui uma verdadeira paixão pelo processo de criação musical/audiovisual, pela tecnologia envolvida e pela arte do storytelling. Considera o ato de explorar, gravar, mixar e manipular timbres, ressonâncias e texturas uma realização gêmea de modalidades como pintura, culinária e artesanato.

Bio

bottom of page